MOSTRAR O QUE GOSTO

segunda-feira, julho 30, 2007

FRAGMENTOS DA MINHA VIDA...26

O disco de vinil!

«Uma pequena explicação do que se trata e como é feito! É um disco de plástico, usualmente de cor preta, que regista informações de áudio, as quais podem ser reproduzidas através de um gira-discos! Possui micro-sulcos ou ranhuras em forma espiral que conduzem a agulha do toca-discos da borda externa até o centro no sentido horário. Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar, essa vibração é transformada em sinal eléctrico e por fim amplificado e transformado em som audível (música). »

Devem estar vocês a perguntarem-se: Como pode isso ainda fazer parte da tua vida? Pois é verdade, já fez, ainda faz e vai fazer para sempre que me for possível usá-los...
Desde que lembro de ter aprendido a usar o gira-discos dos meus pais, que comecei a descobrir as músicas perdidas nos inúmeros discos da colecção que tinha em casa! Quem já ouviu falar de LP's ou Single's? Adoro ouvir os meus Beatles em vinil, mesmo com os ruídos e interferências, dá-me um gosto diferente e tem um gosto especial... Bandas como, por exemplo, os já referidos The Beatles, The Shadows, Barclays James Harvest, Afterall, Nazareth, The BeeGees, Adriano Celentano ou Elvis o meu primeiro contacto foi através desse pedaço plástico e um gira-discos!

Não sei se mais alguém teve uma experiência parecida e sente o mesmo que eu...

Etiquetas: